quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Sentimental

Estava respondendo hoje a prova do ENEM (que tô fazendo à prestação, FATO!), e li uma poesia tão linda do Carlos Drummond de Andrade que resolvi postar aqui. Só quem ama entende o significado e os porquês. Chama-se "Sentimental":

Ponho-me a escrever teu nome
com letras de macarrão.
No prato, a sopa esfria, cheia de escamas
e debruçados na mesa todos contemplam
esse romântico trabalho.

Desgraçadamente falta uma letra,
uma letra somente
para acabar teu nome!
- Estás sonhando? Olhe que a sopa esfria!

Eu estava sonhando...
E há em todas as consciências este cartaz amarelo:
"Neste país é proibido sonhar."

Não é linda?! Adorei também uma campanha do Jornal da ABI que, por mais que a finalidade fosse outra, é interessante. Segue:


DIGA NÃO AO NÃO
Quem disse que alguma coisa é impossível?
Olhe ao redor. O mundo está cheio de coisas que, segundo os pessimistas, nunca teriam acontecido.
"Impossível."
"Improvável."
"Não."
E ainda assim, sim.
(...)
O que é necessário para transformar o não em sim?
Curiosidade. Mente aberta. Vontade de arriscar.
E quando o problema parece insolúvel, quando o desafio é muito duro, dizer: vamos lá.
Soluções de energia para um mundo real.

Às vezes achamos que algo é impossível pelo simples medo de não arriscarmos. Seria até hipocrisia de minha parte levantar uma bandeira contra o pessimismo, já que sofro desse grande mal. Talvez por tantas experiências ruins... Ok, não há justificativa! Mas continuo sonhadora... Isso que ainda me faz ter gosto pela vida! Arriscar. Lutar. Querer e poder! Sim, eu ainda acredito que quem quer de verdade, pode! Seria simples pensar que se eu quero algo, acontecerá, como se fosse mágica. Quem realmente quer algo, luta por isso! Quem realmente se interessa por algo, vai atrás, faz o que for para acontecer! Isso é querer mesmo! Então quem quer, pode, sim! Tenho que me convencer de todas essas verdades. Tenho que me dedicar muito mais para alcançar meus objetivos. Hoje as aulas de Redação e Língua Portuguesa foram lindas! Entre as figuras de linguagem como antonomásia, prosopopeia, paradoxo e hipérbole, ministradas pela professora Jeanny, às dicas maravilhosas e uma bronca como "Recolha-se na sua insignificância" da Marcela, pensava em como os nossos sonhos, por mais utópicos que possam aparentar, não devem ser esquecidos! Hoje recebi vários presentes lindooos da minha irmã que tanto amo! Ela é uma das pessoas que mais amo nessa vida. Uma pessoa boa, meiga, carinhosa, tão amiga... Sincera. Égua, inexplicável o amor que sinto por ela, é muito grande mesmo! E é um amor eterno e recíproco, o que torna tudo mais lindo! E entre os presentes, ela colocou uns folhetos de vários cursos, e ao olhar o de teatro, lembrei desses meus pensamentos... Como seria bom fazer o que realmente se sonha, né?! Mas com esse mundo capitalista, impossível. O que eu disse? Não era para não usar a palavra "impossível"? É, entro assim em contradição... Normal, não?! Mas como disse, não vou desistir, ainda sou nova e tenho muito o que viver... E se esses 18 anos já me ensinaram tantas coisas que pessoas com mais idade talvez nunca aprenderão, imagine o que me espera nos próximos? E que tenham muitos, muitos, muitos... De muito amor, muitas alegrias, muitas realizações! Ok, terão também desamores, decepções, desilusões... Mas eu prometi que esse post seria contra o pessimismo, né?! Pois bem... Nada de coisas ruins, hoje só falarei de coisas boas! Tá, não é pra tanto... hehehe, afinal, esse é um blog de desabafos, não?! Tenho que confessar que hoje estava mega estressada. Sabe lá Deus o porquê. Fui para a escola muito mal, de saúde mesmo. Hoje o dia foi estressante e super cansativo, e ao mesmo tempo, muito bom! Estranho, né?! Meus dias são sempre assim: loucos e estranhos...
Reencontrei um conhecido que percebi ser super legal e ainda conheci novas pessoas... E quem diria, em uma fila horrível, hahaha. Almocei com meu pai, essas quintas têm que ser bem aproveitadas! Agora tô realmente morta, preciso ir dormir.
Músicas de hoje: 
Elba Ramalho e Geraldo Azevedo - Frisson
"Meu coração pulou, você chegou e me deixou assim, com os pés fora do chão, pensei "que bom, parece, enfim, acordei", pra renovar meu ser, faltava mesmo chegar você, assim, sem me avisar e acelerar um coração que já bate pouco de tanto procurar por outro. Anda cansado, mas quando você está do lado, fica louco de satisfação, solidão nunca mais... Você caiu do céu, um anjo lindo que apareceu, assim, sem me avisar, e acelerar um coração que já bate pouco...Me olha, me toca, me faz sentir que é hora, agora, da gente ir..."
Letra linda... Sou romântica, não demente. Por mais que pareça, hehehe. Tudo relax...
Djavan - Te devoro

"Teus sinais me confundem da cabeça aos pés, mas por dentro eu te devoro. Teu olhar não me diz exato quem tu és, mesmo assim eu te devoro... te devoraria a qualquer preço, porque te ignoro, te conheço, quando chove ou quando faz frio. N'outro plano, te devoraria tal Caetano à Leonardo DiCaprio, é um milagre! Tudo o que Deus criou pensando em você, fez a via láctea, fez os dinossáuros. Sem pensar em nada fez a minha vida e te deu! Sem contar os dias que me faz morrer, sem saber de ti jogada à solidão, mas se quer saber se eu quero outra vida?! Não, não... Eu quero mesmo é viver pra esperar, devorar você..."
Adoro essa letra também! Como eu amo Djavan... Desde pirralha, hehehe. Não deixei de ser um pouco, aliás.
Beijocas e buenas noches!