sexta-feira, 18 de março de 2011

O que é o amor?

 Muitas pessoas se perguntam se já amaram na vida ou apenas se apaixonaram ou gostaram, mas sem aquele sentimento sublime, que por vezes machuca - mesmo quando se está em um relacionamento estável -, noutras faz suspirar. Mas muito além de suspiros, saudades e beijos inacreditavelmente maravilhosos, é o amor.

Mas é claro que o que é amor para mim pode não ser para outrem. Cada um o explica de alguma forma, já outros simplesmente se abstém a esse assunto. Alguns acreditam em amor platônico, outros definem amores amigos... acredito em todos os tipos, mas acredito que o mais difícil de se encontrar é o amor romântico; amar-se outro ser humano e querer ficar com ele para o resto da vida.

Por tantas vezes me enganei - ou me deixei enganar -, acreditando que amava, quando simplesmente gostava ou estava apaixonada... Mas fazia tempo que esse sentimento - ao menos desta forma específica - não se encontrava em mim, que nem mesmo lembrava como era a sensação de se amar.

Por um tempo fiquei com essa dúvida, martelando na cabeça. Por vezes querendo dizer "eu te amo", mas com medo de me precipitar e transmitir um sentimento que realmente não era verdadeiro. E eu nunca iria querer mentir ou iludir quem me fazia imensuravelmente bem. E alguém importante me disse: "não fique toda hora se perguntando se sente isso para dizer, simplesmente viva esse sentimento da melhor forma possível e, um dia, vais acordar com a certeza de que amas essa pessoa e sentir uma enorme necessidade de expressar esse sentimento, seja em gestos ou mesmo em palavras; simplesmente acontecerá".

E aconteceu. E hoje eu tenho toda a certeza do mundo que eu amo. Definir, meus queridos? Posso tentar dizer que é o mais puro sentimento do mundo; é a vontade de se estar apenas com aquela pessoa, satisfeita e feliz apenas com ela; de querer viver o resto da vida, planejar o futuro, filhos, casamento, etc.; de sentir que você pertence àquela pessoa e que ela só pertence a você, e que vocês sempre estiveram se procurando e agora finalmente se encontraram, e não querer nunca se separar dessa pessoa.


   Ter um medo tão grande de perder que bate, vez ou outra, uma tristeza no peito e uma grande esperança na alma de que nunca percas a melhor coisa que já aconteceu a você em toda a sua vida; pensar na pessoa o dia inteiro e não ver a hora de vê-la novamente, além de já sentir saudades mesmo estando separado há algumas horas; sentir uma dorzinha no peito a cada despedida e sentir como se um pedaço de você estivesse ficando para trás; poder ficar horas apenas olhando para aquela pessoa, admirando-a, e se sentindo inacreditavelmente feliz por ter aquela pessoa na sua vida...

Bem, poderia listar muitas e muitas coisas que se sente quando se ama de verdade. Mas definir? Podemos tentar... mas definir mesmo? Não, meus caros. O amor é, simplesmente, indefinível. E como se sabe quando se ama? Não adianta o que eu for escrever aqui, quando se ama, sente-se; será a maior certeza da sua vida, e ninguém precisa explicar absolutamente nada. Nada.