sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

1 + 1 = 2.


Tão certa quanto a matemática, pode ser a vida. Ok, não exatamente assim. Como disse o professor de Filosofia hoje, não há apenas verdades absolutas ou verdades relativas. Há espaço para as duas. E a vida é uma verdade relativa, em que, por mais que tentemos mudar algo, aos olhos de Deus, tudo estará acontecendo, e tudo, assim, será verdade. Verdade absoluta para Deus. E para nós, a verdade torna-se relativa, já que nem sempre o que está aos nossos olhos, é o que realmente acontece. Tudo segue um patamar mais profundo, digamos assim.

Ao olharmos para uma planta bem cuidada, imaginamos que a verdade seria que os donos são pessoas meigas, mas esses donos podem estar em uma crise no casamento porque um dos dois foi infiel. Um "eu te amo", com os olhos brilhando, pode ser um "quero te comer" apenas. Tá vendo como a verdade pode ser relativa? Até a mentira pode ser relativa, a ilusão... Portanto, poucas verdades são absolutas, principalmente quando há os mais complexos seres que existem envolvidos: os seres humanos.

Lábios, línguas e outras partes do corpo, quando se misturam, podem falar de amor, de paixão, de pegação ou de pena. Podem ser rotina, podem ser adultério... Mas o que é válido é que, por mais que muitos digam o contrário, todos ainda querem encontrar aquele amor pra vida toda. Nem que seja lá no fundo. Querem que a verdade não seja mais relativa. Querem que "eu te amo para todo sempre" seja uma verdade absoluta, recíproca...

Verdades relativas, no meu ponto de vista, não são as melhores. Mas isso também é relativo. O que na vida não o é? Há verdades relativas quando se vê que não se passou no vestibular, mas descobrem, posteriormente, que havia passado mas houve um erro qualquer. A verdade passa a ser relativa, e foi bom, não foi?

Relativa ou não, a verdade é, sempre foi e sempre será melhor que a mentira. Mentiras podem causar alegrias momentâneas e dor sem prazo de validade. Por isso, quando lhe perguntarem qual seu pior defeito e melhor qualidade e pensares em dizer que a sinceridade se enquadra nos dois, repense e diga qualquer outro defeito, menos a sinceridade. A sinceridade é uma das maiores virtures que o ser humano pode ter. Se você a tem, preserve-a sempre!