terça-feira, 10 de novembro de 2009

O que é felicidade para você?



     Depois de tantas coisas darem errado na sua vida, você se sente infeliz e tenta entender o porquê de tanta coisa ruim acontecer com alguém que nunca fez mal a ninguém. Não minta, você já esteve em um momento assim ou vai estar, acredite. São as perguntas da vida. Perguntas que muitas vezes não têm uma resposta definitiva. As respostas podem vir com o tempo, e você mesmo pode encontrá-las. Basta prestar atenção nos pequenos detalhes.

      Costuma-se falar dos pequenos detalhes. Que a felicidade está implantada naquele sorriso torto do seu amigo que te agrada, naquela voz suave do seu amor ou na lambida matinal do seu cachorro ao acordar. Sabe-se que vivendo em um mundo onde tantas crianças passam fome; onde tantos jovens entram para a marginalidade porque foram jogados ao léu, além de outras inúmeras verdadeiras tragédias que estampam as páginas policiais diariamente (fora tantos acontecimentos que nem sabemos), seria egoísmo haver uma felicidade plena, todavia, temos que nos conter com o que temos.

     Ao me entristecer com certos fatos que ocorreram e ainda ocorrem, ficava pensativa em como eu estava presa aos problemas. As dores entrelaçavam minha alma, sentia-me presa, sufocada... Mas há tantos momentos gostosos da vida que nem nos damos conta por simplesmente nos prendermos a esses aspectos negativos. É difícil aproveitar uma festa quando se lembra de coisas desagradáveis que empatam a sua vida. Mas temos tão pouco tempo nesse mundo...

       É preciso abrir a mente e tentar ser mais forte que você mesmo. Se vier aquele pensamento chato que te deixa pra baixo, você logo chama a amiga para dançar e, enquanto falam bobagens, você nem percebe que aquele pensamento não está mais ali e outro mais alegre tomou o lugar desse que mal lhe fazia. Preencha sua vida com pequenos momentos felizes com pessoas que realmente se importam com você, que te querem bem. "De grão em grão, a galinha enche o papo", esse ditado é antigo, né? Quase todos os processos em nossa vida, seja de renovação, esquecimento de quem não te merece, enfim, tudo isso leva tempo. Tudo é gradativo. Sejam dois dias, um mês ou três anos. Mas tudo passa, isso é certo. E assim é o processo da felicidade.

       Aprendo com a vida que os pequenos detalhes são importantíssimos, mais do que nos damos conta. Abraços amigos, aquele ataque de risos coletivo que ocorreu em uma aula, até aquele beijo que parecia interminável com quem você ama ou amou. Extraia apenas o que lhe faz bem. O que lhe faz mal, não vale a pena. Nada que lhe traga sofrimento como consequência vale a pena. Não se engane! Dores como essa podem corroer a alma e se transformar em uma bola de neve. Aquilo tudo que te sufoca pode parecer pequeno, mas esses pequenos detalhes ruins também podem acumular e, quando menos se espera, "bum", tudo é despejado e você está com mais tristezas que alegrias.

       Talvez porque tenha se prendido apenas às tristezas, aos detalhes tristes. Mas não deu valor aos pequenos detalhes felizes. Se você realmente prestar atenção, nossa vida pode ter mais felicidade que imaginamos. É importante observar as falhas, o que acontece de ruim, para o aprendizado, faz parte do processo de amadurecimento. Mas dê valor apenas àquelas coisinhas que você considerava bobagem, mas que te fizeram rir, e, assim, poderá ver que a capacidade de qualquer ser humano ser feliz é imensurável.